enes
Facebook Instagram Linkedin Youtube

Mercado de Suplementos Alimentares no Brasil – 2018-2022

Postado por: | 30/07/19 - às 23:42

Já reparou quantas academias abriram perto de onde você mora nos últimos 10 anos? É quase unânime que todos digam “sim” como resposta. Isso é […]

mercado de suplementos alimentares no Brasil

Já reparou quantas academias abriram perto de onde você mora nos últimos 10 anos? É quase unânime que todos digam “sim” como resposta. Isso é a base para falarmos do mercado de suplementos alimentares no Brasil.

O mundo vive em constante transformação. Nas épocas remotas da revolução industrial, os braços deram lugar às máquinas. Hoje vivemos a Revolução Digital e as máquinas continuaram, e maiores, modernas e eficazes, mas operadas por computadores e sistemas. Isso exigiu um novo profissional, que deixou de ser operacional para ser analítico uma vez que a tecnologia multiplicou exponencialmente os níveis de produtividade.

Exigindo mais das pessoas, elas ficam sem tempo. Sem tempo, as pessoas fazem gestão das suas prioridades e isso de modo geral é o estudo, o trabalho e o lazer. Fazer tudo isso virou um desafio e as pessoas começaram a perceber que aumentou o estresse.

Aumentando o estresse, a alimentação concomitantemente é afetadas por dois fatores:

  • aumento do consumo de produtos industrializados (fast-foods)
  • alimentação em quantidade e horários inadequados

Segundo conteúdo publicado pela Agência FAFESP, o Brasil cresceu nos níveis de obesidade e pode registrar  35% da população adulta acima do peso em 2020. Este índice é muito próximo do número apresentado pelos Estados Unidos, país que lidera o ranking mundial.

Por outro lado, o brasileiro está buscando novos hábitos saudáveis de vida e isso provoca mudanças no consumo, podendo ser desde a alimentação até a prática de atividades esportivas. Se observamos a alimentação, é notável o crescimento dos empórios e lojas de produtos naturais oferecendo uma gama de itens de origem orgânica.

Quanto à prática de esportes, é notável o crescimento de diversos números que justificam o boom esportivo no país. O Brasil cresceu também no ciclismo, stand up paddle, cross-fit, artes marciais, entre outros.

Destaque para o mercado de bicicletas que cresceu 15,9% em 2018 mostrando que o mercado aqueceu. Isso mostra o quanto o mercado pode despertar novos hábitos para que as pessoas passem a pedalar e assim serem potenciais consumidores produtos de queima calórica, suplementos vitamínicos e outras categorias.

mercado de bicicletas no brasil - nutribrands

Mercado Fitness no Brasil

Segundo a Euromonitor, o Brasil é o segundo país do mundo em número de academias, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Pelo menos 10 milhões de brasileiros se inscrevem anualmente nas academias e esse números só tem crescido, e de forma surpreendente.

mercado de academias no brasil - nutribrands

Se as pessoas estão cada vez mais frequentando as academias, isso significa que o mercado de suplementos alimentares pode aquecer em percentuais de crescimento na casa dos dois dígitos nos próximos 5 anos.

Segundo dados das pesquisas realizadas com clientes da Nutribrands®, empresa especializada na distribuição de marcas de suplementos americanos no Brasil, os clientes 54% são mulheres e 46% homens e procuram primeiramente as academias para definição e emagrecimento através da musculação e exercícios funcionais.

O consumo de suplemento acontece no momento em que a pessoa firma uma rotina regular de exercícios físicos e obtêm indicação de profissional de saúde como médicos e nutricionistas. A orientação profissional é ampla mas envolve todas as categorias de suplementos como proteínas, termogênicos, pré-treinos e vitaminas.

 

A expansão dos profissionais de Nutrição no Brasil

O número de profissionais de saúde como nutricionistas também explodiu e isso faz com que os Millenials tenham a preocupação de se graduar em área que envolve alimentação e nutrição esportiva. O Brasil possui cerca de 110 mil nutricionistas formados.

Segundo o MEC, houve um salto na quantidade de instituições de ensino superior oferecendo o curso de Nutrição. O número de instituições que oferecem o curso de Nutrição no Brasil cresceu pelo menos 117% nos últimos 10 anos.

numero de nutricionistas no brasil - sports nutrition industry

Com base em dados de crescimento do mercado de suplementos alimentares divulgados pela ABENUTRI, nos últimos 5 anos o mercado avançou em média 10 a 15% ao ano.

A Nutribrands® calcula para o seu negócio um crescimento médio do mercado de suplementos alimentares de 12% ao ano e isso pode fazer com que o mercado avance 57% até 2022.

Somando-se o número crescente de academias, número crescente de membros frequentadores de academias e busca dos brasileiros por hábitos saudáveis de vida, o mercado de suplementos alimentares no Brasil poderá evoluir com consistência e figurar entre os 5 maiores mercados em faturamento do mundo nos próximos 5 anos.

O quadro comparativo abaixo demonstra uma previsão de crescimento do Mercado de Suplementos Alimentares no Brasil nos próximos 5 anos:

mercado de suplementos alimentares no brasil

Para efeitos de CAGR (Compound Annual Growth Rate) que é a Taxa de Crescimento Anual Composta aplicada nos número do mercado de suplementos alimentares, considera-se  11,96%.

O Mercado de Suplementos Alimentares no Brasil também é impulsionado por outros esportes. Dentre os mais relevantes no comércio de suplementos, citamos os crossfitters, atletas de MMA, nadadores, triatletas, ciclistas, entre outros.

O Brasil é um celeiro para o esporte. A produção de bicicletas no Brasil, por exemplo, cresceu 17% em 2018. Outro dado que vai levar as pessoas à procurarem esportes é o da ansiedade.

Em junho de 2019 encontramos dados da OMS que descreveram aumento na frequência de transtornos depressivos e de ansiedade em todo mundo. O curioso é que o Brasil figura liderando o ranking mundial de países com maior número de pessoas com ansiedade.

Para onde o mercado de suplementos alimentares no Brasil está caminhando?

Para onde vamos nos próximos anos? Vamos criar, inovar e capilarizar produtos de nutrição esportiva para os brasileiros que buscam qualidade e excelência em resultados de exercícios físicos.

Os produtos da Nutribrands seguem 100% fabricados nos Estados Unidos dentro de padrões de fabricação auditados pelo FDA (Food and Drug Administration) e GMP (Good Manufacturing Practices).

A marca americana de suplementos alimentares prepara o lançamento de uma nova linha de suplementos com fórmulas contundentes voltadas à obtenção de resultados efetivos durante os treinos. Os produtos serão desenvolvidos em 2 frentes: atletas de alta performance (bodybuilders) e atletas fitness.

Destaque para os novos termogênicos e pré-treinos com ingredientes derivados de compostos orgânicos e tecnologia de fabricação que garante a qualidade do produto através de análises microbiologicas e testes rigorosíssimo nas precisões de formulação e dosagem.

A Nutribrands vai atuar no mercado de suplementos alimentares para ajudar no combate ao sedentarismo elaborando campanhas de conscientização na prática de exercícios físicos regulares para melhor qualidade de vida e prevenção de doenças.

Essa campanha vem a colidir com os dados publicados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) que apontou o Brasil como o país com o maior índice de sedentarismo da América Latina onde 47% da população é sedentária.

sedentarismo no brasil - nutribrands

|