enes
Facebook Instagram Linkedin Youtube

Como evitar a retenção de líquidos

Postado por: | 29/06/19 - às 03:57

Você costuma se sentir inchado, com dores nas pernas ou com sensação de corpo pesado? Você pode estar com problemas de retenção de líquidos. A […]

Você costuma se sentir inchado, com dores nas pernas ou com sensação de corpo pesado? Você pode estar com problemas de retenção de líquidos.

A retenção de líquidos, visível principalmente na forma de inchaço, nada mais é que um acúmulo de líquidos entre as células dos tecidos, provocado por edemas em vasos muito finos (capilares) que acabam extravasando fluidos. O problema afeta principalmente as pernas, mãos, barriga e a região do tornozelo.

Uma maneira simples de perceber se seu corpo está retendo líquidos é o momento de tirar as meias e sapatos, quando fica uma marca deixada pelo elástico ou por detalhes da meia.

Mais quais são os fatores que desencadeiam a retenção?

Falta de movimentação, estresse e menstruaçãosão alguns dos principais fatores desencadeantes. Além disso, a alimentação também influencia. O  aumento de sódio na dieta, por exemplo, pode ser uma das causas de retenção de fluidos.

Entretanto, em alguns casos o inchaço pode ser um sintoma de problema de saúde mais grave, como doenças renais e insuficiência cardíaca. Por isso, se você está sofrendo com uma retenção de líquidos súbita ou severa, procure um médico o mais rápido possível.

O que devo consumir?

Uma das melhores formas de combater a retenção de líquidos é justamente ingerir líquidos. Beber água é fundamental (2 litros por dia), pois a desidratação é um dos fatores que pode estimular o aparecimento do problema.

Outros alimentos indicados são os probióticos, como os iogurtes. Com os seus micro-organismos vivos eles ajudam na flora intestinal, mantendo-a saudável, além de auxiliar a absorção dos nutrientes e a diminuição do inchaço.

Em relação ao consumo de frutas e sucos, existem diversas opções com alto poder diurético e que possuem em comum uma boa quantidade de nutrientes que facilitam a eliminação de líquidos.

Exemplos: melancia, melão, abacaxi e pera. A combinação de seus nutrientes, potássio, magnésio, vitaminas do complexo B e água aumentam o fluxo de urina e ajudam a eliminar toxinas com a renovação de líquidos corporais.

Como já falamos, um dos causadores do aumento de retenção de líquidos é uma dieta com excesso de sódio. Portanto, evite alimentos ricos em sódio e procure substituí-los por refeições naturais.

Quando for cozinhar em casa, use menos sal e experimente trocá-lo por outros temperos. Sua comida ainda vai ficar uma delícia e será mais saudável.

Movimente-se

Outra dica é evitar permanecer muito tempo sentado durante o dia, já que esse hábito é um grande problema para a circulação do sangue. Se você trabalha muito tempo no computador, procure manter-se em movimento, dando pausas e levantando sempre que possível.

Para um melhor resultado, procure fazer academia ou outra forma de exercício físico. Além de melhorar o inchaço, estimular a circulação, o fluxo de líquidos e nutrientes pelo corpo, evita a formação de possíveis edemas.

Busque meios de aliviar o estresse

Uma boa dica que ajuda tanto na drenagem de líquidos quanto no alívio dos sintomas do estresse são as massagens. A drenagem e a massagem modeladora são técnicas que ajudam combater esses vilões. A primeira ajuda a drenar líquidos e toxinas acumuladas, já a segunda auxilia na fluidez dos líquidos, facilitando sua eliminação.

Gostou das nossas dicas de hoje? A Nutribrands está sempre produzindo conteúdos sobre saúde e qualidade de vida, por isso continue acompanhando as atualizações das nossas Nutrinotícias!

|