enes
Facebook Instagram Linkedin Youtube

Importância do acompanhamento profissional na prática de exercícios físicos

Postado por: | 22/05/19 - às 13:23

O profissional de Educação Física tem pleno conhecimento sobre as particularidades de cada corpo, por isso é fundamental seu acompanhamento na prática de exercícios físicos […]

O profissional de Educação Física tem pleno conhecimento sobre as particularidades de cada corpo, por isso é fundamental seu acompanhamento na prática de exercícios físicos

O exercício físico 22é um dos pilares para uma vida muito mais saudável graças a sua essencialidade para fazer o corpo trabalhar melhor. É por isso mesmo que executar esses exercícios depende muito da participação de um profissional, para evitar possíveis danos ao corpo que podem decorrer dessa prática.

É importante que haja a compreensão do papel deste profissional na orientação das atividades físicas para atender as diversas particularidades que cada pessoa demanda. Os corpos se diferem em diversos pontos, como resistência, flexibilidade, massa muscular, gordura, etc. Cada um desses fatores, e outros tantos, inferem a relevância desse profissional, com formação e capacitação na área e preferência por ensino superior.

Ao longo do tempo

Historicamente sempre houve uma ligação da Educação Física com as ciências humanas e o esporte. O corpo humano, em diferentes dimensões, era compreendido como a via de interação entre o homem e a sociedade. Há uma influência muito significativa no desenvolvimento da formação individual do ser humano a partir da prática social.

Há mais ou menos 30 anos a graduação voltada para a educação física ainda tinha um peso muito maior relacionado com a prática física para que a aprovação nas disciplinas do curso.

De tempos para cá, contudo, o desenvolvimento científico chegou também para a Educação Física, e a área passou a ser vista como essencial na prevenção e tratamento de diversas doenças, mas também como melhora geral na saúde. A partir de 1997 os educadores físicos foram, então, considerados profissionais de saúde.

As atividades são vistas como um importante elemento para desenvolver a qualidade de vida na população. Clínicas, academias e centros de reabilitação física passaram a funcionar com a figura do profissional de Educação Física. Essa mudança refletiu também nos currículos de formação profissional.

Competência técnica

O educador físico conhece as principais estratégias apontadas pela ciência para a elaboração de um treinamento seguro e eficaz, com aulas adequadas a capacidade física pessoal dos alunos ou clientes, baseando-se também no estágio de desenvolvimento de cada um e no objetivo a ser alcançado.

O profissional é capaz de levar seu aluno ao melhor desempenho e também ao melhor estado de saúde possível com os riscos mínimos. São essenciais os entendimentos da pedagogia do movimento, porque os processos envolvem também a aprendizagem motora e as implicações do corpo em cima do desenvolvimento socioafetivo do sujeito.

Funções práticas

Na prática, a função do educador físico é a responsabilidade de planejar, supervisionar, coordenar programas de atividades físicas, esportivas e recreativas nos mais diversos ambientes, como escolhas ou academias. Nesta, inclusive, o profissional é essencial para a elaboração dos treinos de musculação, já que ele é capacitado para avaliar as condições de cada pessoa e quais os melhores exercícios para que ela possa atingir o objetivo.

Um adicional no papel profissional do educador físico é a motivação do praticante. Além do desenvolvimento da rotina com atividades diversificadas – para evitar a monotonia e a desmotivação. se esforçar constantemente sem obter os efeitos desejados é muito frustrante. Mas, com a orientação de um profissional, é possível evoluir continuamente. Isso acontece principalmente devido às avaliações periódicas feitas pelo educador físico em relação às condições do praticante. Elas apontam os resultados de forma bastante precisa.

 

Continue acessando o nosso blog para mais matérias sobre o mundo fitness!

|