enes
Facebook Instagram Linkedin Youtube

Como começar a fazer exercícios

Postado por: | 22/04/19 - às 17:58

Apesar do hábito ser altamente recomendado, para começar a prática de exercícios alguns cuidados são necessários A prática recorrente de exercícios de qualquer natureza é […]

Apesar do hábito ser altamente recomendado, para começar a prática de exercícios alguns cuidados são necessários

A prática recorrente de exercícios de qualquer natureza é muito benéfica para diversas áreas da saúde. Desde diversas partes do nosso corpo até a nossa mente, o importante é deixar o sedentarismo de lado. Contudo, a preguiça de treinar, a falta de afinidade com as práticas e muitos outros fatores podem ser desestímulos para criar uma rotina consistente.

Você sabia que pessoas que não praticam atividades físicas regulares tem um risco duas vezes maior de sofrer de doenças do coração? A pressão alta e a diabetes também são duas consequências do sedentarismo. O fato de fazer atividades físicas já pode ser considerado um fator de proteção contra diversas doenças.

Como o corpo humano é feito para guardar energia para atividades fundamentais, hoje em dia, que todas as coisas são feitas para nos manter confortáveis, não precisamos fazer nada e isso acaba nos adoecendo aos poucos.

Consulta com o médico

O primeiro passo a se ter é consultar um médico! Apesar de fazer exercícios ser uma coisa comum no dia a dia de muitas pessoas, é importante que seja feita a consulta com um médico para que sejam descobertos os limites do seu corpo e qual o exercício ideal para sua estrutura corporal e para seu condicionamento físico. Também é importante a realização de uma avaliação física para ter ideia da resistência física e capacidade de alongamento.

É importante que, ao escolher a atividade que será realizada, a pessoa tenha noção das dificuldades de começar com um exercício de alto impacto. O risco de lesões aumenta muito por causa da sobrecarga em músculos e articulações, isso porque mais de 20% do peso corporal se concentra nas articulações e o número dobra quando se está correndo.

A adaptação do corpo

A adaptação muscular, cardíaca e articular é muito importante. A carga dos exercícios deve ir aumentando aos poucos com o passar do tempo, até para que o condicionamento venha no tempo certo e traga benefícios para a saúde.

Se você já tentou fazer outros exercícios antes, não conseguiu se engajar o suficiente e por isso desistiu, talvez esteja na hora de tentar algo novo. Pode parecer mais cômodo começar na esteira e na bicicleta, ou até mesmo com uma corrida no parque, mas se você não se motiva para que isso se torne um hábito regular, talvez não seja a atividade recomendada. Vale à pena buscar por esportes coletivos, dança, lutas… o exercício perfeito é aquele que consiga equilibrar suas preferências com as necessidades que o seu corpo tenha!

Outra dica para aqueles que já desistiram de outras tentativas de ingressar em uma vida saudável é dar uma alternada nos horários. É importante experimentar para encontrar o melhor momento do dia, aquele que você se sente mais disposto e também o que se encaixa melhor em sua rotina.

 

Ficou interessado em saber mais sobre o mundo fitness e saudável? Ficou com vontade de começar uma rotina de exercícios? Continue acompanhando o nosso blog para mais notícias e informações sobre esses assuntos!

|