enes
Facebook Instagram Linkedin Youtube

Especialistas do mundo todo discutem benefícios e riscos dos adoçantes

Postado por: | 30/10/17 - às 14:28

Especialistas confirmam que, atualmente, produto não deve ser temido.

riscos dos adoçantes - nutribrands

Entre os dias 15 e 20 de Outubro, a cidade de Buenos Aires, na Argentina, sediou o 21º Congresso Internacional de Nutrição. No evento, cerca de 3200 especialistas do mundo todo discutiram os desafios e importâncias da nutrição como um todo. Um dos destaques entre as discussões foi o simpósio sobre os benefícios e riscos dos adoçantes atualmente.

Adoçantes e riscos para a saúde

Um dos assuntos discutidos foi se atualmente o consumo de adoçantes pode ser considerado saudável. Os especialistas lembraram que, hoje em dia, não existe nada comprovado sobre a insegurança desses produtos, portanto eles podem ser consumidos sem receio.

O professor espanhol Lluís Serra-Majem lembrou que, para que sejam liberados para venda, os adoçantes antes precisam passar por rigorosos testes que evidenciam sua segurança e eficácia como produto. Se são aprovados nesses testes, logo podem ser considerados seguros.

Mas o professor também lembra que não se deve “fechar os olhos”. Testes cada vez mais precisos e tecnológicos devem continuar sendo feitos para provar a segurança dos adoçantes.

Como se sabe, já são antigas relações como aquela entre o consumo de adoçantes e o desenvolvimento de câncer. No entanto, essa desconfiança toda para cima desses produtos não é confirmada cientificamente, por isso seu consumo pode ser bem vindo.

Aumento de peso causado por adoçantes

A relação do adoçante com o controle de peso e consumo de calorias é talvez a mais famosa de todas. Reduzir ou evitar totalmente a ingestão de açúcar é uma das coisas que mais motiva a utilização dos adoçantes, tanto entre aqueles que são diabéticos quanto entre os que não são.

No entanto, existem estudos e sugestões que colocam o consumo de adoçante como o responsável por induzir o apetite ou um consumo exagerado e desproporcional por alimentos açucarados. Porém, diversos especialistas apontam na direção contrária, dizendo que há muito os adoçantes são responsáveis por diminuições de peso no mundo todo.

Nesse sentido, a doutora alemã Anna Raben afirma que a maioria esmagadora das pesquisas dos últimos 30 anos indicam que esses produtos não são responsáveis por aumento de peso, mas pelo contrário contribuem para a diminuição dos números corporais.

Os especialistas comentam que os adoçantes estão há mais de 100 anos sendo consumidos pela população, portanto, houve tempo suficiente para garantir a segurança desses produtos.

Papel relevante

Atualmente é comum ver o papel dos adoçantes aumentar e ganhar mais relevância para as grandes estratégias internacionais para melhorar a saúde alimentar das pessoas. O consumo de açúcares, por exemplo, é um dos grandes inimigos da humanidade atualmente.

Muitos especialistas afirmam que os adoçantes são importantes aliados para garantir o consumo diário saudável essencial dos açúcares. O valor indicado atualmente pela Organização Mundial da Saúde é de 10% do total de calorias ingeridas.

E aí, gostou da notícia? Para ficar bem informado sobre o que acontece no mundo da nutrição, continue acompanhando nossas Nutrinotícias!

 

Com informações de EXAME.

|