enes
Facebook Instagram Linkedin Youtube

A importância dos “bons exemplos” numa boa alimentação

Postado por: | 24/10/17 - às 16:42

Sabe a velha história de que crianças estão sempre comendo o que faz mal? Na verdade, a má alimentação dos pequenos encontra suas principais raízes […]

Sabe a velha história de que crianças estão sempre comendo o que faz mal? Na verdade, a má alimentação dos pequenos encontra suas principais raízes nos hábitos de seus pais, no que comem ou no que deixam de comer. Os “bons exemplos” existem até para incentivar uma boa alimentação entre as crianças.

Quem indica isso é um estudo recente da Universidade de São Paulo, que descobriu que o comportamento dos pais influencia o gosto por alimentos dos pequenos mais do que imaginávamos. A nutricionista Gabriela Pap, que participou do estudo como pesquisadora, avaliou os hábitos alimentares de 164 crianças de 6 a 10 anos e também seus responsáveis.

Os resultados encontrados pelas pesquisadoras mostra que o problema da má alimentação no Brasil passa pelo “efeito bola de neve”.

Fast Food e industrializados: grandes violões de uma boa alimentação entre as crianças.

Um dos resultados apontou que mais da metade (56%) das crianças que apresentaram excesso de peso também possuíam responsáveis com excesso de peso. Outra informação levantada foi que entre as crianças com dietas inadequadas (51,8% das participantes), cerca de 30% dos pais também possuíam uma alimentação inadequada de acordo com a pesquisa.

47% das crianças precisam de “modificações na dieta” para adequá-la a uma rotina alimentar saudável. Sem surpresa, cerca de 67% dos pais entrevistados também precisavam modificar sua dieta.

As pesquisadoras consideram os resultados extremamente importantes para bolar novas estratégias para combater a obesidade e o sobrepeso infantil. Na América Latina já existem 2,5 milhões de crianças com menos de cinco anos que sofrem dessas condições. Já no Brasil, entre todas as faixas etárias, esses problemas atingem pelo menos 53% da população, segundo o Ministério da Saúde.

Nutrição é um pilar essencial da qualidade de vida, algo que todos precisam priorizar e investir em seu dia a dia. A Nutribrands sabe disso e preocupa-se em oferecer, além de produtos de qualidade, dicas e informações úteis para toda a população. Continue sabendo mais em nossas Nutrinotícias!

 

Com informações de Encontro.

|