enes
Facebook Instagram Linkedin Youtube

Garantindo um bronzeado saudável no verão

Postado por: | 19/10/17 - às 23:07

O horário de verão já está aí, e o desejo pelas praias começa a crescer. Logo, com o fim da primavera, as temperaturas aumentam e […]

O horário de verão já está aí, e o desejo pelas praias começa a crescer. Logo, com o fim da primavera, as temperaturas aumentam e a nova estação trará a constante presença do Sol e, para muitos, a vontade de garantir um bom bronzeado. Mas antes de querer pegar aquela “corzinha”, um bronzeado saudável é o que você precisa buscar.

Antes de expor seu corpo ao sol lembre-se que é necessário evitar qualquer tipo de dano à pele. Aproveitando que estamos nos aproximando da estação mais quente do ano e das tão esperadas férias, preparamos algumas dicas para que você possa atingir aquela cor linda de maneira segura e saudável.

Antes de tudo: alimentação e hidratação

Ingerir alimentos ideais antes e depois de se expor ao sol é importante. Eles podem favorecer a pigmentação da pele, preparando e ajudando a manter o bronzeado por mais tempo. Com alimentos ricos em vitamina A e betacaroteno, a síntese de melanina é estimulada e a pele fica mais protegida das ações nocivas dos raios solares. Para encontrar tudo isso, invista em alimentos alaranjados, como mamão, cenoura, acerola, abóbora, além de algumas folhas verdes escuras, como escarola, brócolis e espinafre.

A hidratação cumpre papel igualmente importante para um bronzeado saudável, já que ela também protege a pele da agressão dos raios solares. Algumas semanas antes de começar a ir à praia, procure utilizar hidratantes corporais em todo o corpo, ao menos duas vezes ao dia.

bronzeado saudável - nutrinotícias 2

Quando você estiver começando seus dias de exposição, lembre-se que não existe bronzeado natural instantâneo e que proteger a sua pele da maneira ideal é importante, mesmo quando a intenção é pegar uma boa cor. Em suma, tenha paciência. Uma hora diária debaixo de sol  já é o suficiente.

Opte sempre pelos horários mais tranquilos (com menores índices de raios UV), antes das 10h e depois das 16h, e procure utilizar o protetor solar mais adequado para a sua pele: caso seja mais morena, opte por um FPS 30; se for mais clarinha, fique próximo do FPS 50. Para ajudar ainda mais, utilize aqueles que tenham ativos para a pigmentação como buriti, urucum e vitamina A.

Lembre-se também que o protetor solar é uma espécie de ajuda para barrar os raios solares, mas que ele não os bloqueia totalmente. Portanto, utilizar um FPS alto não quer dizer que o sol não irá atuar sobre sua pele. Se ela ficar vermelha e começar a descamar, isso não é sinônimo de um possível bronzeado, mas de uma pele queimada.

Saindo da praia, é hora de tomar um bom banho gelado. Sim, é essencial evitar a água quente, já que ela resseca a pele e a desidrata. Para evitar agredir alguma área sensibilizada, prefira sabonetes neutros e evite esponjas e buchas.

Depois disso, está na hora de estimular e manter esse bronzeado saudável. Para isso, os hidratantes são novamente bem vindos, principalmente aqueles à base de camomila, pantenol e aloe vera, já que contribuem para acalmar e revitalizar a pele (importante para continuar com as sessões). Para impedir o ressecamento, principalmente nas áreas mais afetadas, produtos com ureia, glicerina ou manteigas também são uma boa ideia.

Agora você já tem uma boa noção de como conseguir um belo e saudável bronzeado. Leve consigo essas dicas das Nutrinotícias e vá para a praia tranquilamente!

Com informações de Cláudia.

|