enes
Facebook Instagram Linkedin Youtube

Por que o chocolate amargo é saudável

Postado por: | 06/10/17 - às 20:10

Descubra por que o chocolate amargo pode ser, com ressalvas, ingerido “sem culpa”.

Chocolate amargo é saudável - Nutrinotícias

Certamente você já ouviu dizer que, no grupo dos chocolates, o amargo é aquele que você não precisa ter culpa na hora de comer. Entre ele e os chocolates ao leite e branco, o amargo é aquele que de fato consegue ser um alimento saudável, diferente dos outros.

O que faz o chocolate amargo ser um bom alimento

Os flavanóis são os pequenos componentes que fazem com que esse alimento seja saudável. Os flavanóis compõem os sólidos de cacau, componentes dos chocolates “puros”, que costumam ser os mais amargos – quanto mais cacau, mais amargo será o chocolate.

Níveis elevados de flavanóis trazem alguns benefícios comprovados para a saúde: diminuição da pressão arterial e do colesterol e melhora da cognição são os principais. Também é pesquisada a relação dos flavanóis com a diminuição do risco de diabetes.

Infelizmente, os chocolates comercializados normalmente não costumam ter muitos flavanóis. O chocolate ao leite, mais comum, não contém muitos, enquanto o branco contém nenhum. Além disso, a fermentação e a torrefação, partes do processamento do chocolate que dão sabor e aroma ao produto, também fazem com que os flavanóis sejam reduzidos.

É por isso que para ingerir um alimento saudável, o ideal é consumir o chocolate mais amargo possível: quanto mais amargo, mais cacau e flavanóis ele possui. O indicado é consumir um produto que seja, no mínimo, 60% amargo.

Mesmo assim, é importante fazer uma ressalva: o açúcar e as gorduras, naturais do chocolate, fazem com que seu consumo precise ser controlado. Cerca de 30 gramas por dia é uma quantidade ideal para garantir os benefícios sem se preocupar. Essa quantidade também é equivalente a 150 calorias.

Para mais informações sobre o mundo da nutrição, continue acompanhando nossas Nutrinotícias. Semanalmente trazemos dicas para você aplicar na sua rotina. Fique ligado!

 

 

|