enes
Facebook Instagram Linkedin Youtube

Conheça o homem que se alimentou apenas de batatas por um ano

Postado por: | 20/09/17 - às 00:42

Se alimentar durante tanto tempo apenas com o mesmo alimento é uma boa estratégia?

Há algum tempo contamos a história de um menino britânico que só conseguia se alimentar do que possuía tomates na composição. Dessa vez, vamos falar sobre experimento de outro homem que quis saber se é possível se alimentar de apenas um alimento.

Andrew Taylor quis se alimentar apenas de batatas durante um ano e ver os resultados que isso traria para seu corpo. Batatas brancas, batatas doces, às vezes misturas com sal, molho de tomate ou ervas, para variar um pouquinho. E para evitar que seu sistema imunológico ficasse prejudicado, também ingeriu suplementos de vitamina B12.

Para a surpresa de muitos, segundo ele, tudo ficou normal. Ele realizou quatro exames de sangue durante todo o período do experimento e tudo pareceu normal com seu corpo. Inclusive, ele até perdeu peso e se sentiu mais disposto.

É indicado?

Sejam tomates ou batatas, vale sempre lembrar que não é indicado basear sua dieta em um número restrito de alimentos. Um dos porquês podem ser lembrados pelos aminoácidos: precisamos de 20 para sobreviver, sendo que 9 são encontrados apenas nos alimentos e não são sintetizados no corpo. Como um todo, eles são absorvidos através de uma alimentação rica e diversa, e não restritiva.

Alimentação variada é a melhor estratégia para a longevidade.

Então, como Andrew conseguiu? De fato, não podemos negar que a combinação entre batatas brancas e batatas roxas é nutritiva. Uma grande quantidade de vitaminas A, C e E podem ser adquiridas através delas. Na verdade, podemos pensar em outras combinações de sucesso que “deram certo”, e são exemplos de nutrição: que tal a clássica arroz e feijão?

Mas sempre haverá alguma falta. No caso das batatas, são muitas. Para evitar a deficiência de cálcio, por exemplo, alguém precisaria consumir 34 batatas doces ou 84 batatas brancas. Já para ter uma quantidade adequada de proteínas seriam necessárias 25 batatas brancas. Imagine o quanto de carboidrato que viria junto com isso tudo.

E falando em carboidratos, vale lembrar que as batatas são ricas em uma espécie de carboidrato que faz com que o açúcar atinja seu pico de forma muito rápida e logo despenque, ou seja, não são muito eficientes na otimização de energia. Uma alimentação baseada nesses alimentos está associada ao desenvolvimento de diabetes e da obesidade, segundo muitos estudos.

Variedade é o ideal

É claro que Andrew sobreviveu se alimentando de batatas apenas durante um ano. No entanto, nenhum nutricionista ou profissional da saúde diria que essa é uma estratégia saudável. Para que o corpo se fortaleça e se nutra de uma maneira adequada, focando a longevidade, o ideal é apostar em uma alimentação variada.

O que permanece são as dicas universais: ingerir pouco açúcar, comer muitos vegetais, evitar consumo excessivo de álcool, entre outras coisas. Permanecer saudável não é tão difícil, basta fazer um pequeno esforço.

E para mais dicas e informações sobre o mundo da nutrição, continue acompanhando nossas Nutrinotícias! Semanalmente trazemos atualizações pertinentes. Fique ligado!

 

Com informações de Mundo Boa Forma.

|