enes
Facebook Instagram Linkedin Youtube

Os adoçantes têm alguma relação com o câncer?

Postado por: | 04/09/17 - às 23:56

Você provavelmente já ouviu dizer que os adoçantes podem causar câncer, não é? Confira aqui se suas suspeitas realmente são verdadeiras ou não.

adoçante-sucos-reprodução-mepoenahistoria

Muitas pessoas não costumam confiar nos adoçantes por não acreditar que esses produtos são benéficos para a saúde. Na verdade, não faltam aqueles que dizem que essas substâncias são cancerígenas e nunca devem substituir o açúcar.

Mito ou verdade?

De fato, não existem benefícios trazidos pelos adoçantes, além de evitar as calorias do açúcar. Porém, segundo a doutora Maria Cecília Toledo, expert da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), afirmar que eles causam câncer é um grande equívoco.

Durante o Congresso da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição, a doutora afirmou que alegar que adoçantes causam câncer faz parte de um enorme boato, fruto de desinformação. Ela diz que, atualmente, estudos realizados em humanos não constataram nenhum malefício que essas substâncias podem trazer quando consumidas segundo as indicações. Sua fala pode ser conferida através desse link.

Quanto aos estudos que indicam problemas causados por adoçantes, Maria Cecília afirma que esses não devem ser tomados com verdade, porque eles são realizados longe das condições de consumo cotidianas. Segundo ela, esses estudos realizam testes em animais, geralmente ratos, conduzindo testes que não simulam um consumo convencional de humanos.

A doutora confirma que essas substâncias são utilizadas há mais de 30 anos e, pelo menos até hoje, não foram comprovadas esses grandes malefícios que muitas pessoas acreditam existir. Ela ainda comenta que, caso algum dia sejam percebidas e comprovadas complicações vindas dos adoçantes, com certeza os órgãos reguladores responsáveis vão passar a atuar sobre esses produtos.

Apesar de desconfiar das suspeitas do senso comum, Maria Cecília faz um aviso: não se deve pensar que os adoçantes vão resolver os problemas da obesidade. São substâncias indicadas mais para pessoas com doenças como a diabetes, não para perder peso, portanto, é bom não se iludir.

E então, gostou das notícias? Para mais informações úteis sobre o mundo da nutrição, continue acompanhando nossas Nutrinotícias! Semanalmente trazemos atualizações para você. Fique ligado!

|