enes
Facebook Instagram Linkedin Youtube

O perigo do consumo de açúcar contido em produtos industrializados

Postado por: | 05/10/16 - às 17:57

Consumir exageradamente alimentos com açúcar desencadeiam chances de desenvolvimento de cáries, obesidade e diabetes tipo 2.

Que o açúcar possui muitas calorias vazias de nutrientes, e é um dos grandes responsáveis pelo aumento de peso, isso todos nós sabemos. Porém, o perigo do açúcar vai além do ganho de peso, pois pode desencadear várias disfunções e agravar o processo de aceleração do envelhecimento e se for um hábito frequente, pode causar até câncer.

O açúcar comum (sacarose) é um carboidrato encontrado em produtos in natura e em produtos industrializados. Seu consumo está ligado a produção de serotonina, importante neurotransmissor relacionado a regulação do humor e do sono. Porém, o carboidrato pode causar danos ao organismo, portanto deve-se consumir com cautela. Poucos sabem, mas o açúcar é um produto químico e não um alimento. Sua produção é resultado do processo de refinação do caldo da cana de açúcar, desprovido de nutrientes e rico em calorias.

O macarrão instantâneo, aquele… prático e fácil de fazer e que disfarça a fome, contém em uma porção de 85 gramas (pacote), 50 gramas de açúcar, além de ser frito antes de ser embalado.

Organização Mundial da Saúde
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 10% das calorias consumidas diariamente devem ser originados do consumo de açúcar. O ideal é que uma pessoa consuma 25 gramas ou, no máximo, 50 gramas de açúcar diariamente.

Quando falamos em açúcar, um dos problemas mais citados é a cárie, que é caracterizado pela desmineralização das estruturas dentárias, causando dores e muitas vezes a perda do dente. Os problemas causados pela exagerada ingestão de açúcar excedem o processo odontológico.

A obesidade é outro grande problema causado pelo excesso do consumo de açúcar. Considerada por muitos como uma epidemia mundial, a doença é um dos fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas como hipertensão, diabetes, problemas cardiovasculares e até mesmo o câncer.

Com os perigos do consumo exagerado de açúcar é extremamente importante avaliar os alimentos que consumimos e readaptar alguns hábitos de vida. Consumir produtos não industrializados, livre de excessos e que podem oferecer uma melhor qualidade de vida, e em paralelo é essencial praticar exercícios físicos com frequência.

|